Nós sabemos! A Basílica do nosso Bairro da Estrela é Imponente, Linda e Divina.

Toda a gente a conhece por Basílica da Estrela, mas também se chama Real Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus e a sua construção deve-se ao cumprimento de um voto da rainha D. Maria I e seu marido D. Pedro III de que construiriam aqui uma igreja se tivessem um filho para herdar o trono.

A Basílica da Estrela começou a ser construída em 1779 e foi terminada 11 anos depois (1790). Foi a primeira igreja em todo o mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e é desde 1910 monumento nacional (podia lá ser de outra forma!).

Apesar da sua monumentalidade exterior e beleza interior, a basílica encerra uma história triste, já que, o filho-herdeiro da rainha acabou por falecer aos 2 anos de varíola e a rainha ainda hoje se encontra aqui sepultada no seu interior, num local com um baixo relevo com o seu perfil.

A estrutura do templo foi idealizada pelo Arq.to Mateus Vicente de Oliveira, mas com a morte deste tomaram o seu lugar os arquitectos da escola de Mafra (liderados pelo Arq Reinaldo Manuel dos Santos) que viria a alterar bastante a planta inicial. A igreja segue o modelo italiano, com uma planta em forma de cruz latina, estando a imponente cúpula localizada na intersecção da cruz.

De todas estas influências resultou uma das mais brilhantes realizações do Barroco tardio, mas já com inclusão de elementos neoclássicos. O interior da basílica não tem a famosa talha dourada, tendo os arquitectos optado por uma decoração cromática, com base nas cores das pedras naturais que decoram a igreja (vermelho, azul e preto).

Ao contrário das freiras carmelitas que já por aqui passaram no abertura do templo e que não podiam frequentar a igreja da Basílica da Estrela por estarem de clausura, além de visitar o templo pode frequentar a missa com o Padre AAA e marcar presença nas suas missas (ver horário)

Para os mais desportistas temos ainda uma super dica.
A Basílica tem uma das melhores vistas da cidade sobre o rio.
Para a ver basta estar bom tempo, pagar 4€ (actualizado Jan 2019) e subir 114 degraus 🙂

Mas a vista é como a Basílica do nosso Bairro da Estrela. Magnífica!

Telefone:
Email:
Horário:

Visitas:

#BasilicadaEstrela
#HistoriadePortugal
@RainhaDMariaI

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente