E porque este é um fim-de-semana comprido, fica a nossa sugestão para aproveitar estes primeiros dias de Outono ainda amenos e luminosos e levar pequenos e graúdos ao Jardim Zoológico.

Fundado em 1884 o Jardim zoológico de Lisboa tem sabido modernizar-se e melhorar as atrações, garantindo aos seus visitantes a certeza de um dia bem passado!

São mais de 2000 animais e cerca de 500 espécies, quase 30 minutos de passeio suspenso no teleférico que dá a volta ao parque com uma vista soberba sobre o jardim e sobre a zona envolvente da antiga Quinta das Laranjeiras.

Além dos inúmeros animais, uma das atrações a não perder é a Casa da Lagoa onde mora a família de Golfinhos-Roazes e o seu mais pequeno macho nascido no passado dia 28 de janeiro! Desde o primeiro dia, o pequeno golfinho demonstrou logo ser um verdadeiro herói ao superar a árdua tarefa de mamar debaixo de água enquanto nadava.

A partir deste mês de setembro…há ainda mais um grande motivo para visitar o Jardim Zoológico, pois aos muitos animais do parque juntou-se a maior espécie de marsupiais, um grupo de Cangurus-vermelhos.

O Canguru-vermelho é conhecido por ser o maior dos cangurus, mas também como o maior mamífero australiano podendo os machos atingir até 1,40m de altura, existindo um evidente dimorfismo sexual no tamanho e cor. As fêmeas, mais pequenas, têm pelagem azulada e os machos têm uma pelagem de cor avermelhada. Ambos têm patas e dedos quase negros e cauda e zona ventral clara.

São uma espécie muito suscetível às alterações climáticas que sofreu muito com os incêndios e fogos florestais que ocorreram na Austrália no final de 2019 e 2020. Foi também a vontade de relembrar essa tragédia australiana um dos motivos que levou o Zoo a querer sensibilizar os visitantes para a estreita linha que separa uma espécie da sua extinção.

Juntando à sua missão de conservação das espécies, o Jardim Zoológico de Lisboa tem e mantém bem viva uma forte componente pedagógica ao permitir a observação dos animais pelos mais novos no seu ambiente mais próximo do natural possível.

E este ano esta missão vai ainda mais longe, pois o Jardim Zoológico chega às escolas através de várias propostas educativas adaptadas a cada ciclo de escolaridade.

O Jardim Zoológico está aberto todo o ano e a partir de 21 de setembro com um horário de inverno das 10h às 18h.

Entre tantos motivos, uma ida ao Zoo é uma visita obrigatória e um local ideal onde levar os mais pequenos para um dia bem passado!

 

Fotografia: Cortesia – Jardim Zoológico de Lisboa

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente