O Teatro do Bairro Alto em Lisboa tem reabertura agendada para dia 11 de outubro.

A abertura oficial do renovado Teatro do Bairro Alto, antiga sede da companhia de Teatro da Cornucópia, está marcada para 11 de outubro segundo a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

Situado entre o Largo do Rato e o Príncipe Real, o Teatro do Bairro Alto resultou de dois teatros da cidade: O teatro da Cornucópias que encerrou em 2016 e o Teatro Maria Matos que aguarda a reabertura após um concurso público de concessão a privados.

O TBA reabre com a nova direção de Francisco Frazão, e com uma nova identidade assinada pelo coletivo de designers United By que resulta do desejo de uma aposta no campo experimental de artistas emergentes e internacionais.

A nova programação inclui:

i) a instalação sonora “Gardens Speak”, da artista libanesa Tania El Khoury, “que trabalha a interatividade com o público e o potencial ético e político desses encontros”

ii) a estreia da instalação-performance “Parasomnia”, de Patrícia Portela, espalhada por diversas salas da reitoria da Universidade Aberta, na Rua da Escola Politécnica, relacionada com os processos químicos e físicos associados ao sono.

O TBA assume-se como um teatro verde e reconhece a sua responsabilidade em procurar consistentemente a redução do impacto ambiental do trabalho, encorajando as suas equipas internas e externas a implementar práticas sustentáveis no seu quotidiano de trabalho.

A inclusão do Teatro do Bairro Alto nas salas municipais ocorreu no âmbito do projeto de remodelação desta rede, anunciada pela vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, em dezembro de 2017.

A presença deste edifício entre os teatros municipais permitiu, segundo a vereadora, garantir a sua manutenção enquanto espaço teatral, numa zona que mantém uma dinâmica cultural relevante, que se pretende reforçar com este projeto, apesar das alterações que tem sofrido.

 

Rua Tenente Raúl Cascais, nº 1-A, 1250-028 Lisboa

Email: Info@teatrodobairroalto.pt

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente