Esta é aquela altura do ano pela qual esperamos todos os anos: A Primavera!

Depois de um longo inverno, estes dias solarengos de março fazem crescer em nós está vontade de estar ao ar livre e na natureza! Ver as plantas a crescer, as árvores cheias de flores coloridas … traz-nos aquela sensação boa de renascer! A verdade é que nem todos temos um jardim, mas acreditamos que em cada recanto exterior das nossas casas podemos criar o nosso pequeno cultivo das melhores plantas para semear nesta época:

Quem não adora Frutos Silvestres! Mirtilos, Amoras, Framboesas, Groselhas, Morangos…

As plantas de frutos silvestres têm raízes sensíveis ao calor, por isso março é sem dúvida um dos melhores meses para as plantar, a não ser que esteja a viver no Norte do país, nesse caso o nosso conselho é esperar por abril.

Já imaginou no seu “jardim” Mirtilos, Amoras, Framboesas, Groselhas a florescerem? Não só são uma sobremesa suave e magnífica para saborear ao ar livre antes, durante ou depois de uma refeição, como pode ainda usá-las para fazer batidos ou sumos naturais bem coloridos e refrescantes.

Dependendo dos seus gostos pessoais, há um sem número de legumes e vegetais ideais para plantar nesta época: Alface, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, batata, beterraba, couves, brócolos, favas e cebolinho.

Todos estes são ideais para semear nesta altura do ano e porque são resistentes e fáceis de cultivar, têm ainda e enorme vantagem  de poderem  ser cultivados em recipientes pelo que não precisa de ter uma zona exterior nem espaçosa para criar um recanto maravilhoso em sua casa… E quer saber o melhor? Estes vegetais são ótimos para utilizar em refeições práticas e ideais para começarmos já a preparar um verão super saudável. A nossa sugestão para uma entrada deliciosa é desafiar-se a fazer um creme de favas com hortelã … e para prato principal, dê asas à sua imaginação e componha uma salada de espinafres e ovo. Se a polvilhar  com cebolinho picado, vai ver que irá ficar uma verdadeira delícia.

E se a sua verdadeira paixão forem flores, as melhores para plantar esta época são as Violas tricolores mais conhecidas por amor-perfeito, primaveras, frésias e narcisos

Todas as flores quando começam a desabrochar, libertam uma palete de cores linda que refresca qualquer espaço. Além de perfumadas e muito económicas, estas flores anuais têm a vantagem de poder ser plantadas em recipientes, A combinação perfeita, não lhe parece? Costumamos vê-las em viveiros no início de março, mas não se preocupe, elas também adoram temperaturas mais frescas. E uma das nossas favoritas, o amor-perfeito, tem as pétalas mais delicadas, vigorosas e bonitas para decorar os seus pratos, bolos, saladas… Já imaginou? Comida saborosa e pratos lindos!

Agora é criatividade e muito amor para criar o seu recanto de  primavera em casa. E não se esqueça, o início da primavera é tempo destas belezas naturais inexplicáveis e também de recomeços, de arregaçar as mangas e meter mãos à obra para poder colher frutos mais tarde. As boas notícias são que além das plantas criarem um ambiente relaxante e natural em sua casa, a jardinagem é uma das atividades mais terapêuticas e que mais estimula o bem-estar.

Trazemos a primavera para nossa casa já amanhã?

 

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente