Independentemente das nossas crenças, os elementos característicos da Páscoa fazem parte da nossa tradição! São como “ritos” que mesmo sem sabermos a sua origem estamos habituados a que façam parte da nossa vida, neste período cheio de significado para os católicos.

Quem não tem no seu diário de memórias enormes coelhos de chocolates e amêndoas coloridas?!  Quem não se lembra de tardes de brincadeira em “caça aos ovos” ou a pintar ovos de mil cores?

Aquilo que muitos de nós talvez não saibam é que as tonalidades dos doces mais populares nos nossos cestos de Páscoa (e de muitas das decorações de ovos e coelhinhos 😊 ) derivam na realidade das crenças que são a origem da Páscoa: A ressurreição de Jesus Cristo.

A sequência de cores que a Igreja Católica Romana segue foi estabelecida pela primeira vez em 1198, quando o Papa Inocêncio III escreveu o tratado, “O Mistério do Altar Sagrado”, baseando o simbolismo das cores em interpretações do Canto de Salomão no Antigo Testamento.

Curioso…deixamos aqui alguns dos significados por detrás das cores da Páscoa:

Branco

É a cor da inocência por excelência! Representa luz, pureza, triunfo, glória e alegria. Para os cristãos, a ressurreição de Cristo no terceiro dia após a sua crucificação é celebrada como um acontecimento alegre. E se pensarmos, é também a cor do ovo não tingido presente nos nossos saborosos folares.

Violeta

Esta tonalidade tipicamente associada à realeza, simboliza a penitência, humildade, sabedoria, melancolia, e tem um significado especial no período de 40 dias da Quaresma entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa. Porque também simboliza a reflexão interior, o violeta é sem dúvida uma cor da Páscoa.

Verde

O verde é a cor do crescimento, da esperança e da vida eterna. As folhas a nascer nas árvores na época da Primavera representam todo este simbolismo. Se está a pensar fazer uma decoração de Páscoa, use e abuse deste tom para homenagear a beleza da natureza à sua volta e encha de verde a sua casa!

Dourado

Como os raios brilhantes do sol, esta cor representa pura alegria. É a cor que associamos à própria luz do sol e aos doces pintainhos.

Rosa

Esta leve e doce tonalidade simboliza alegria e amor abundante. E honestamente, é impossível não sentir alegria quando olhamos para arranjos florais cor-de-rosa perfeitamente frescos!

E agora que o dia de Páscoa está mesmo a chegar, aproveite o significado destas cores e encha a sua casa de alegria e simbolismo! Aproveite estes dias de festa em família e decore o seu mundo com tons rosa suave… verdes frescos e delicados lilases. Boa Páscoa!

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente