Quantas vezes já decidimos que vamos começar uma dieta saudável e um estilo de vida cheio de exercício e bons hábitos mas acabamos por adiar até… hoje?
Pois é, acontece a todos. E o arranque é sempre o mais difícil mas o maior truque é começar com metas pequenas, não querer fazer mudanças radicais nem tudo de uma vez.
Aqui ficam algumas dicas práticas e rápidas para nos ajudar a dar este passo que custa mas que depois sabe tão bem!
Dormir menos de 7-8 horas por noite
Muitas vezes a agitação do dia-a-dia, quer de trabalho, de lides domésticas ou de gestão de filhos, pode levar-nos a dormir menos do que o aconselhável. Quantas vezes chega à cama com uma exaustão enorme, mas não consegue pregar olho?
A melhor solução é a Prática de exercício físico diário durante pelo menos 20 minutos. É o suficiente e hoje há milhares de aulas online gratuitas, por isso nem precisa de gastar dinheiro nem de sair de casa.
Estes 20 minutos podem fazer verdadeiros milagres em relação à qualidade do nosso sono. Não só porque despertam o corpo no momento certo, como nos cansam o suficiente para que o nosso corpo fique mais relaxado quando nos deitamos. Para dar o último empurrãozinho, sugerimos fazer download de uma das várias aplicações online como a “Insight Timer” ou a “Headspace” e ouvir mesmo antes de adormecer.
Saltar alguns cafés
O café pode ser um ótimo aliado para nos dar aquela energia extra, mas tomado em grandes quantidades e especialmente perto do fim do dia, só prejudica.
Sugerimos beber café só até à hora de almoço. Se beber o último café após o almoço, terá o resto da tarde e início da noite para o corpo recuperar da injeção de energia que o café lhe dá, permitindo-lhe usufruir dos seus benefícios durante todo o dia sem lhe criar insónias à noite.
Alimentar-se emocionalmente e exageradamente
A alimentação excessiva e emocional está muitas vezes associada ao cansaço e ao mal-estar interior, como controlar?
O ideal é aprender a conhecer-se e a aceitar-se… e, claro, trocar um hábito mau por um hábito bom! Quantas vezes não perdemos tempo a sentir-nos mal e a comparar-nos a outras pessoas que estão mais em forma, ou que parecem mais confiantes, e a nós parece que nunca nada acontece e que nunca atingimos os nossos objetivos?
O primeiro passo é olhar para si como o projeto em constante mudança. Nós nunca vamos ser iguais a ninguém e ainda bem. Mude a sua conversa interior! Faça pequeninas mudanças para se sentir melhor consigo e não olhe para o lado, olhe para dentro. Troque um chocolate por um batido de frutas, ou um folhado por 3 copos de água. Pequenos hábitos inseridos devagarinho na nossa rotina, vão ser pequenas vitórias interiores e exteriores das quais nos poderemos no futuro orgulhar.
E se precisar de uma ajuda extra, não se iniba. Peça ajuda, há várias linhas de psicólogos e terapeutas prontos para ajudar a tornar a sua vida mais feliz. Pedir ajuda é o maior sinal de amor, de si para si ❤️
Não beber água o suficiente
Por todo o lado ouvimos que beber água é fundamental! Também sente dificuldade em beber os 2l de água recomendados?
Comece por alguns copos de água. Não se preocupe nem tenha pressa, beber água é um hábito que tem que se ir interiorizando devagarinho. Porque não fazê-lo aos poucos? Acordar e beber um copo de água, ao almoço mais um copo de água, a meio da tarde outro e à noite outro.
Fixe o seu objectivo inicial em 4 copos de água. O que significa beber cerca de 70cl por dia. Com o tempo, vá adicionando mais alguns, mas começar com 4 já é uma grande vitória. E beber água cria a necessidade de beber ainda mais água, portanto não há necessidade de sentir frustração, à medida que vai bebendo vai sentir necessidade, de forma natural, de beber cada vez mais.
Vai ver que estas ideias e pequenas mudanças vão transformar o seu dia-a-dia e tornar os dias mais fáceis e harmoniosos!
Agora não se esqueça: cuidar de nós é tão importante como cuidar dos outros. Tire o tempo destas dicas para si !