Uma cozinha ecológica é muito mais do que uma alimentação saudável. Para tornar a nossa cozinha num espaço sustentável há vários simples mas importantes hábitos que podemos adotar. Tais como preparar a comida de forma mais eficiente, comprar utensílios de cozinha feitos a partir de materiais sustentáveis ou limpar com produtos naturais evitando os produtos químicos.
Para começar já hoje a transformar a sua cozinha num espaço amigo do ambiente e assim reduzir o desperdício energético e de alimentos ficam aqui alguns conselhos para transformar a sua cozinha num “Mundo mais verde”:
Evite plásticos descartáveis.
Os plásticos estão por todo o lado na nossa vida e especialmente na nossa cozinha! A começar pelas embalagens, passando pelos recipientes, até à película aderente que usamos. Todos eles demoram muito tempo a decompor-se na natureza e são uma ameaça para o planeta. Dê preferência a recipientes de vidro ou utensílios feitos a partir de materiais naturais e sustentáveis, como o bambu ou o papel de cera de abelha.
Escolha bem os utensílios de cozinha
Quando comprar tachos ou panelas, escolha sempre de aço inoxidável. Este material é o mais duradouro e, por isso mais amigo do ambiente. É verdade que podem ter preços ligeiramente mais altos, mas duram uma vida. Outra boa ideia é utilizar, sempre que possível, panos de cozinha que possam ser lavados, evitando assim o recurso às toalhas de papel.
Avalie os seus electrodomésticos
Sabia que ao comprar eletrodomésticos já pode ver a sua classificação energética? Esta classificação avalia o desempenho ecológico do produto, tanto no consumo de electricidade como também de água, no caso das máquinas de lavar loiça e roupa. Se precisar de um novo frigorífico, por exemplo, lembre-se que quanto maior for mais alimentos lá irá colocar. Alguns alimentos não precisam sequer de ir ao frigorífico, como a fruta, que até apodrece mais rápido. Opte por um mais pequeno e mais bem classificado. Assim, poupará energia e evitará o desperdício de comida.
Cozinhe de forma mais eficiente
Algumas formas de confecionar os alimentos envolvem um gasto exorbitante de energia. Com simples gestos, poderá tornar a sua cozinha mais eficiente e poupar na sua fatura de eletricidade e do gás:
- Pré-aqueça o forno
A maioria dos fornos modernos atinge a temperatura desejada num instante, tornado o pré-aquecimento num gasto desnecessário. Experimente ligar o forno quando colocar algo lá dentro e desligar cinco a dez minutos antes do fim da cozedura, pois o calor residual continuará a cozinhar o que lá coloco. Também poderá cozinhar diversos alimentos ao mesmo tempo, usando os diferentes tabuleiros do forno, reduzindo assim o tempo total da sua utilização.
- Use o fogão da melhor maneira
Para tal certifique-se de que usa um tacho do tamanho apropriado para o bico do fogão, especialmente nas placas eléctricas, pois se o tacho for demasiado pequeno estará a desperdiçar energia. É importante também garantir que as tampas vedam bem para reduzir o tempo de confecção ao concentrar o calor dentro das panelas.
- Altere alguns dos seus hábitos alimentares
Se optar por uma alimentação mais à base de produtos que não precisam de confecção, estará a poupar muita energia. Diversifique a sua alimentação enquanto contribui para um mundo mais sustentável: Saladas, sopas frias e outros alimentos que não precisam de ir ao lume ou que possam ser comidos frios são uma ótima solução e há cada vez mais opções!
Frequente o comércio local e compre nos mercados dos pequenos produtores nacionais
Comecemos pelo princípio, já pensou na viagem que cada ingrediente faz até chegar ao seu frigorífico? Muitas vezes os produtos orgânicos comprados nos hipermercados vêm de muito longe, o que envolve muitas emissões de carbono no seu transporte até à nossa mesa. Sempre que puder, vá à mercearia local ou compre diretamente aos produtores nos vários mercados da sua cidade. Para além de estar a consumir produtos livres de conservantes e de outros produtos químicos nocivos à sua saúde, está a ajudar a economia local e a transformar o planeta numa Casa Mais Verde.
Estas são algumas ideias para tornar a sua cozinha num espaço mais ecológico e sustentável. São pequenas mudanças fáceis de concretizar e que vão fazer a diferença na hora de construirmos um lugar melhor para vivermos. Se todos fizermos a nossa parte, a mãe natureza agradece!