“Esta fruta hoje está tão fresca e saborosa, há imenso tempo que não comia uma fruta assim…”

Quantas vezes não damos por nós a fazer este comentário à mesa quando comemos uma fruta que se desfaz na boca e que tem aquele sabor doce e genuíno a que quase já não estamos acostumados?

Pois é! Este é o grande segredo da fruta da época.

A verdade é que muitas vezes ficamos completamente deliciados com a frescura da fruta, mas quase nunca pensamos muito sobre o assunto.

Se já se questionou sobre qual é a fruta de cada época e quando é que a deve consumir, então vai adorar descobrir todos os segredos da fruta da época que temos para desvendar…

Quer saber mais? Então, venha daí!

A chamada fruta da época é a fruta que deve ser comprada e saboreada na época do ano em que a sua colheita, maturação e sabor se encontram no auge.

O enorme benefício de comermos a fruta na sua época ideal é conseguir ir buscar todos os nutrientes que a fruta tem para nos dar, como ainda podermos deliciar-nos com o melhor do seu sabor com a melhor relação qualidade preço. Só vantagens, não lhe parece?

Vamos lá descobrir as principais vantagens de comer a fruta na sua época:

Redução do consumo de pesticidas

Para que as frutas se mantenham frescas “fora de época”, além dos combustíveis fósseis que é preciso usar para as transportar para os vários cantos do mundo, muitas vezes também é preciso adicionar pesticidas e conservantes. Mas ao escolher as frutas e produtos que são cultivados na sua estação, no seu local de origem e da maneira mais orgânica possível, reduzimos drasticamente a adição destes químicos tão prejudiciais quer para a nossa saúde quer para o nosso planeta.

Ingestão de Nutrientes de Alto valor nutritivo

A colheita da “fruta da época” é feita normalmente quando a fruta está no momento ideal para ser consumida porque, além de madura e saborosa, é nesta altura que a fruta apresenta todos os seus nutrientes e vitaminas. Como amadureceram de forma natural, o seu sabor é muito mais complexo, nutriente e fresco. Não é por acaso que as frutas comidas na sua estação são muito mais saborosas e suculentas. A natureza é sábia, e os alimentos de cada época do ano vão de encontro às necessidades específicas de cada estação.

Poupar, Poupar, Poupar

As frutas da época por serem mais naturais e não precisarem de tanta intervenção humana, são produzidas em maior abundância e com menores custos de produção. Conclusão? O seu preço de venda é mais baixo.

Harmonia com a natureza

A um nível mais profundo comer em harmonia com os ciclos da natureza, promove não só um respeito pelo planeta como pela nossa própria saúde. Pode parecer estranho, mas muitos nutricionistas argumentam que entrar em contacto com a natureza através dos alimentos, ajuda-nos a entrar em contacto connosco próprios e com os nossos ritmos naturais.

Estas são algumas das razões porque é tão importante percebermos quais são as “épocas” das nossas frutas.

Com o solarengo mês de Maio que acabou de chegar, deixamos-lhe o menu de frutas que podemos aproveitar e deliciar-nos:

Amora, Ananás, Banana, Laranja, Limão, Morango e a Nêspera!

Agora é só adicionar à lista de compras e começar a sonhar com receitas onde usar estas saborosas frutas aproveitando todo o enorme valor nutricional que têm para nos oferecer!

E se como nós adora o comércio local, então certamente que nos encontraremos brevemente na mercearia mais próxima, cá do bairro.

 

 

 

 

 

 

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente