Cheira bem, cheira a limão! Se se identifica com uma forma de vida mais sustentável e não suporta muitos dos cheiros agressivos da maioria dos produtos de limpeza da casa, então todos os pequenos “truques” que temos para partilhar consigo chegaram na hora certa!
Na realidade, tudo o que precisa para deixar a sua casa limpa é da preciosa “ajuda” de um simples limão. Já imaginou a sua casa fica limpa, brilhante e com um agradável cheiro cítrico! Tudo sem gastar metade daquilo que gastaria em vários produtos de limpeza que contêm químicos e ingredientes muito pouco naturais.
Estes são alguns dos nossos “truques” (e a maioria vêm mesmo dos baús das nossas avós😊) para usar diariamente o limão na higiene diária da casa:

1. Limpar o micro-ondas

Este eletrodoméstico de utilização quase diária acumula manchas e gordura que nem sempre são fáceis de limpar. O truque e a melhor forma de o limpar é colocar numa tigela com água rodelas de limão, ligar na potência máxima entre três a cinco minutos. Depois é só passar um pano húmido ou papel. Fica como novo e com um fantástico cheiro a limão.

2. Higienizar a tábua da cozinha

Esfregar a tábua de madeira com esponja e detergente nem sempre é suficiente para retirar manchas e higienizá-la por completo. Experimente espalhar sal grosso na tábua, cortar um limão ao meio e esfregar durante um minuto ou dois. Verá que todas as manchas de gordura desaparecem por completo e muitas das bactérias serão eliminadas com o efeito do ácido cítrico.

3. Remover restos do ralador

Se já lhe aconteceu utilizar um ralador, colocá-lo na máquina de lavar e mesmo assim continuar sujo e com restos de comida agarrados, temos a solução para nunca mais ter de limpar orifício a orifício. Experimente cortar um limão ao meio e rale-o no ralador. Vai ver que a casca do limão removerá todos os restos e com a ajuda do sumo a gordura acumulada também desaparecerá. A seguir, é só passar por abundante água quente.

4. Eliminar odores das mãos

Há alimentos como o alho, peixe e outros cujo cheiro é muito forte e ativo e muitas vezes difícil de eliminar com uma simples lavagem com detergente. A melhor forma de neutralizar estes odores fortes é esfregar as mãos com um pouco de sumo de limão enxaguar de seguida.

5. Limpar as janelas

Não tem jornais velhos, acabou o limpa-vidros ou decidiu adotar um estilo de vida mais sustentável? Para limpar os vidros e deixá-los sem manchas, misture quatro colheres de sopa de sumo de limão em meio litro de água, borrife os vidros e seque com a ajuda de um pano.

6. Remover a sujidade na casa de banho

Porque os azulejos da casa de banho e a banheira acumulam facilmente sujidade nas juntas são difíceis de limpar, o truque é limpá-los com sumo de limão. Encha um recipiente com duas partes iguais de água e sumo de limão e aplique sobre os azulejos e banheira, esfregando com uma esponja. Verá que os resíduos saem muito facilmente.

7. Eliminar odores da roupa

Lavou a roupa, mas não conseguiu ver-se livre daquele cheiro indesejável? A solução é muito simples: adicione uma colher de sopa de sumo de limão ao detergente da máquina na hora da lavagem.

8. Deixar as torneiras brilhantes

Se também não gosta daquelas manchas de calcário que deixam as torneiras baças, temos a dica certa. Para lhes devolver o seu brilho, aplique sumo de limão e deixe atuar durante algumas horas, idealmente durante toda a noite. No dia seguinte, passe um pano molhado e deixe secar naturalmente.

Muitos destes “truques” e ideias para limpar com limão são fáceis e uma ótima forma de aumentarmos a nossa pegada ecológica no planeta. Para além do seu agradável aroma, o limão tem propriedades naturais que o tornam num dos nossos melhores aliados na hora de limpar. Da próxima vez que for ao supermercado, não se esqueça dos LIMÕES!

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente