Não é possível falarmos de Santos Populares sem falarmos de Santo António, mas será que conhecemos a história por trás deste nosso tão querido Santo?

Santo António é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Nasceu em Portugal entre 1191 e 1195 junto à Sé de Lisboa, com o nome de Fernando de Bulhões, e ficou conhecido como o Santo que ajudava as raparigas solteiras a encontrarem o amor da sua vida, com quem casariam.

Começou por ingressar na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santos Agostinhos, mas a sua simplicidade levam-no a optar pela Ordem Franciscana, e é aí que deixa de lado o nome de Fernando. Mudou-se para Pádua em Itália, cidade da qual é também padroeiro. Foi nesta cidade do norte de Itália que viveu grande parte da sua vida e onde faleceu, a 13 de junho de 1231. Foi beatificado em 1232 pelo papa Gregório IX, sendo também canonizado nesse ano.

Sobre o facto de Frei António (como era conhecido antes de ser santificado) ser responsável por ajudar raparigas a encontrar a sua alma gémea existem muitas histórias e lendas.
Desde logo uma em que uma rapariga, desesperada por não ter dinheiro para pagar o dote para se casar (à altura isto existia e por tradição era atribuído aos pais do noivo!) , foi falar com Frei António a quem pediu ajuda.

Santo António ter-lhe-á dito para confiar em Deus mas, em segredo, guardou as dádivas até perfazer o montante em dinheiro que a jovem precisava e depois fez-lhe chegar o dinheiro permitindo que esta casasse e … queremos acreditar ! que ela fosse feliz para sempre ! ❤️

Existem ainda muito mais histórias como aquela de uma rapariga portuguesa em fúria por não conseguir namorado ter atirado a figura de Santo António pela janela indo esta cair na cabeça de um soldado que por ali passava na rua. A jovem, muito assustada, terá ido até à rua para pedir desculpa, acabando por conhecer aquele que seria o homem da sua vida.

Por estas e por muitas outras histórias, Frei António, hoje, Santo António é conhecido por todo o mundo como o santo casamenteiro, sendo que em Lisboa (sua cidade natal) o município organiza todos os anos os Casamentos de Santo António ( também conhecidos como …. as noivas de Santo António), em que ajuda vários jovens casais com maiores dificuldades financeiras, exatamente para celebrar este santo e prosseguir a sua missão casamenteira. 💒

Uma excelente iniciativa que nos dá fé, esperança… e muita animação 🎉 🎊 🍾.

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente