O início do mês de Junho com os seus dias longos e mais quentes, traz também os Santos Populares às nossas vidas. Mesmo os menos bairristas e dados a festas populares não conseguem ficar indiferentes ao ambiente que nestes dias de “santos” se vive nas cidades: trocam-se risadas, reveem-se amigos, come-se bem e bebe-se melhor e cumprem-se tradições que são tão nossas como as saudades que já temos de sair à rua e festejar em grande!

Apesar de algumas diferenças regionais, há muitas tradições que se repetem nos vários recantos do nosso Portugal! Um pouco por todo o lado a música popular invade as ruas com refrões pegajosos que não nos saem da cabeça e que fazem dançar até o pior dos “bailarinos”. Flores, balões e luzes dão vida e cor às nossas vidas, enquanto o caldo verde, o vinho tinto e as sardinhas assadas ocupam o resto dos nossos sentidos. Seja Santo António, São João ou São Pedro, as festas dos Santos Populares estão repletas de símbolos que não podem faltar num bom arraial.

Marchas Populares

Não há Santos sem marchas!. Acontecem um pouco por todo o país, mas as maiores e mais famosas são as de Lisboa que honram o Santo António, padroeiro da cidade. A primeira competição de marchas remonta ao longínquo ano de 1932, e desde então nunca mais se perdeu a tradição. Anualmente, pessoas de todas as idades vestidas a rigor desfilam pela Avenida da Liberdade e espalham alegria e boa disposição num competição tão bairrista como amigável, onde o orgulho das cores de cada freguesia é endossado com amor e devoção.

Sardinha

É o prato tradicional dos Santos Populares. O seu cheiro inconfundível é outro dos elementos fortes destas festas e até aqueles que nem gostam muito deste peixe, que abunda na nossa costa, não resistem à tradição. Acompanhadas de pimentos assados, broa e vinho, as sardinhas assadas ganham um sabor quase irresistível neste mês de Junho.

Manjerico

É a planta que celebra o Santo António, o São João e o São Pedro por excelência! Acompanhado de quadras populares, que quase sempre falam de amor, o manjerico é uma planta sensível que vai muito para além do seu cheiro agradável. Reza a história que antigamente os rapazes ofereciam um manjerico às namoradas no dia de Santo António para que dele cuidassem durante um ano até ser trocada no ano seguinte…. daí ser considerada a “erva dos namorados” ❤️

Fogo de artifício

Um dos ex libris deste mês de junho que normalmente rasga os céus à meia-noite nos dias dos Santos! Oferecem um espetáculo único a quem a ele assiste e é um dos pontos altos na noite de São João, no Porto.

Nestes dias onde as ruas se vestem de alegria …onde os cheiros a sardinha assada se misturam com o calor das pessoas dos bairros tradicionais…sabemos que são dias de festa garantida…dias de festejar os nossos queridos Santos Populares!

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente